INTERNACIONAL

INTERNACIONAL/OPE

INTERNACIONAL/OPE/EMISSÃO
Esta opção permite-lhe criar ordens de pagamento para o estrangeiro.

Deverá começar por seleccionar a Conta de débito que pretende utilizar, caso seja diferente da conta apresentada.
A conta apresentada é, por defeito, a que seleccionou como conta base (para seleccionar uma conta base consulte o Menu “Manutenção”).
De seguida, deverá preencher os campos relativos à operação:
· Data de Emissão: poderá registar a operação até 30 dias úteis nacionais;
· Descrição: se pretender poderá colocar uma descrição da operação, até ao máximo de 20 caracteres;
· Beneficiário: o preenchimento do Nome do beneficiário é obrigatório. Os restantes campos Morada, Localidade e País são de preenchimento facultativo;
· Conta de Destino: este campo é de preenchimento obrigatório.

Deverá preencher com o colocar NIB, o IBAN ou o Número de Conta;

· BIC: deverá preencher com o Bank International Code. Caso não saiba qual o BIC, poderá consultar o site www.swift.com.
· Código Interbancário: deverá preencher o sort code/clearing code;
· De seguida, deverá indicar qual o Banco, a Agência e a respectiva Morada, Localidade e País;
· Montante: deverá indicar qual o montante e a moeda pretendidos para a transferência.
Por defeito está seleccionada a moeda da conta. Consultar “Montantes Fronteira”.
· Motivo Operação: deverá escolher obrigatoriamente um motivo face aos motivos apresentados (motivos apresentados conforme tabela do Banco de Portugal).
· Despesas Ordenante: poderá optar por despesas:
BPI: o Ordenante paga apenas as despesas cobradas pelo BPI e o Beneficiário paga as despesas do Banco destino e intermediários;
BPI e Estrangeiro: o Ordenante paga todas as despesas (BPI, Banco destino e ou intermediários)
Nenhuma: o Ordenante não paga qualquer despesa sendo responsabilidade do Beneficiário o pagamento de todas as despesas (BPI, Banco destino e/ou intermediários) sendo deduzidas as despesas do BPI ao montante a enviar;
Ver nota “Despesas ordenante”.
· Conta Despesas: por defeito é apresentada a conta débito.
Poderá escolher outra conta tendo, contudo, de pertencer obrigatoriamente ao NUC da conta origem e por defeito a conta débito;
· Câmbio Negociado: se negociou previamente uma taxa de câmbio com a sala de mercados, deverá seleccionar esta opção indicando que pretende a sua utilização. Os câmbios negociados têm uma validade de dois dias úteis.
Se não seleccionar esta opção, será utilizada a tx. câmbio tabela. A taxa de câmbio aplicada é a do dia da execução da operação e não a apresentada no momento de registo da operação.
Se a operação não é para processamento no próprio dia, é utilizada uma tx. de câmbio indicativa para calculo do contravalor em EUR.
· Taxa de Câmbio: se seleccionou Câmbio Negociado, deverá indicar qual a tx. de câmbio que negociou com a sala de mercados e que pretende utilizar para a operação.
· Info. p/ Beneficiário: se pretender poderá preencher com informação a apresentar ao Beneficiário até 132 caracteres alfanuméricos;

Após preencher os dados necessários, deverá Confirmar a Operação, sendo-lhe apresentada a página de Registo da Operação com o resumo dos dados introduzidos.

Após a confirmação, a operação fica no estado Introduzida.Esta operação só será efectuada quando for validada de acordo com a Matriz de Autorização estabelecida pela Empresa.

Se pretender autorizar a operação, introduzindo a coordenada, o estado passa para Pré-Autorizado (ou Aceite caso seja necessária apenas uma assinatura).

Consulta do Preçário.

Nesta Página poderá ainda aceder a duas opções: “Consultar Transacções” e “Consultar Histórico”:

Consultar Transacções
Através desta opção poderá consultar todas as operações registadas com data igual ou superior à data actual.

Poderá ainda consultar as transacções de acordo com os seguintes parâmetros:
· Através da selecção de uma data início e/ou data fim;
· Através da selecção da situação da operação (“ Todas”, “Introduzida”, “Pré-Autorizada”, “Aceite”, “Rejeitada” e “Cancelada” )

Se pretender ver o detalhe de cada operação, deverá seleccionar o respectivo link. As operações que se encontrem no estado introduzidas ou pré-autorizadas são passíveis de serem canceladas. Para isso deverá pressionar o botão “Cancelar” e de seguida “Confirmar”.
Nota: Uma operação cancelada não poderá ser reactivada.

Através do link auditoria é possível consultar o percurso da operação, ou seja quem foi que introduziu a operação, quem autorizou, quem cancelou e em que as datas foram efectuadas essas operações.

No detalhe são ainda disponibilizadas as seguintes opções: Cópia, Alteração e Reenvio.

É possível efectuar cópias de operações que estejam num dos seguintes estados: Introduzida, Pré-Autorizada, Aceite, Expirada, Executada, Rejeitada, Cancelada. Ao premir o botão Copiar é apresentado o detalhe da operação copiada com a possibilidade de alterar a informação de todos os campos. Ao confirmar a cópia, a operação fica no estado de Introduzida.

A opção Alterar só está disponível para operações que estejam no estado de Introduzida e Pré-Autorizada. Ao premir o botão Alterar é apresentado o detalhe da operação que foi seleccionada com a possibilidade de alterar a informação de todos os campos. Ao confirmar a alteração, as operações ficam no estado de Alterada. As autorizações se existentes deixam de ser válidas e é necessário proceder a novas autorizações.

O Reenvio só está disponível para as operações que tenham sido rejeitadas por falta de saldo ou por erro do Banco BPI. A estas operações não é possível fazer qualquer alteração nem mesmo efectuar novas autorizações. Após o reenvio as operações podem ficar no estado de Aceite ou Rejeitada.

Consultar Histórico
Através desta opção poderá consultar todas as operações registadas com data inferior à data actual e efectuar a Cópia das mesmas.

Através desta opção poderá consultar todas as operações registadas com data inferior à data actual.

Poderá ainda consultar as transacções de acordo com os seguintes parâmetros:
· Através da selecção de uma data início; data fim
· Através da selecção da situação da operação (“ Todas”, “Introduzida”, “Pré-Autorizada”, “Aceite”, “Rejeitada” e “Cancelada” )
Se pretender ver o detalhe de cada operação deverá seleccionar o respectivo link.

Através do link auditoria é possível saber o histórico da operação, ou seja quem foi que introduziu a operação, quem autorizou, quem cancelou e em que datas foram efectuadas essas operações.

Nota:
1. Despesas Ordenante: As despesas das OIC são apresentadas apenas se conhecidas (através do estabelecimento de acordos entre o BPI e o Banco Destino); Se as despesas não são conhecidas (Banco destino sem acordo com o BPI) apenas são apresentadas as despesas do BPI quer na consulta de detalhe quer nos Avisos.
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