OPERAÇÕES/GESTÃO REMUNERAÇÕES

OPERAÇÕES/GESTÃO REMUNERAÇÕES/PAGAMENTO ORDENADOS
Esta opção permite-lhe efectuar transferências, com o código de pagamento ordenados/subsídios, para Contas BPI ou Contas de Outras Instituições de Crédito (OIC).

Após seleccionar a conta a debitar defina a Data de Processamento. Pode optar por uma de duas opções:

- Processar numa data específica – a operação será processada na data indicada, desde que se encontre totalmente assinada. Esta data não poderá ultrapassar em 90 dias a data do dia de hoje.

- Processar na data de autorização – a operação será processada no momento da autorização, tendo validade de 1 mês para ser autorizada. Após a autorização total da operação, a consulta do detalhe apresenta a data efectiva em que foi processada.

O campo Descrição, embora não seja de preenchimento obrigatório, permite-lhe identificar mais facilmente a sua operação.

Poderá optar por seleccionar um Beneficiário previamente definido (para criar um Beneficiário seleccione a opção Criar Novo no menu Manutenção > Beneficiários) ou introduzir directamente o NIB (número composto por 21 dígitos) ou o Nº de Conta (número composto por 14 dígitos) ou o IBAN (número composto por 21 dígitos).

Para as transferências OIC, pode solicitar o processamento Urgente da operação. O pedido Urgente da operação implica condições e Preçário especiais.

Pode ainda definir se a operação tem caracter unitário ou Permanente. Seleccionando permanente, terá que indicar a Periodicidade desejada e a validade da ordem:

- Nº total de pagamentos (com um máximo de 99)

- Data último pagamento

- Até instruções em contrário.

Depois de definir todos os dados da transferência, pressione o botão “Confirmar”. A operação é registada no sistema no estado Introduzida.

Esta operação só será efectuada quando for totalmente autorizada (através da introdução de coordenada do Cartão Pessoal de Coordenadas) de acordo com a Matriz de Autorização estabelecida pela Empresa. Após ser autorizada a operação passa para o estado Pré-Autorizado (caso obrigue a mais do que uma assinatura) ou Aceite caso seja necessária apenas uma assinatura).

Nota:A data-valor do débito é a do dia em que é dada a ordem (se a ordem for dada em dia não útil a data valor do débito é a do próprio dia e a data do movimento é a do dia útil seguinte).

Nesta página tem ainda acesso a duas opções: “Consultar Transacções” e “Consultar Histórico”:

Consultar Transacções
Através desta opção pode consultar o detalhe de todas as operações registadas com data igual ou superior à data actual, seleccionando o respectivo link.

É possível Cancelar as operações que se encontram no estado Introduzida ou Pré-Autorizada. Para isso deverá pressionar o botão “Cancelar” e de seguida “Confirmar”.
Uma operação após ser cancelada já não poderá ser reactivada.

Independentemente do estado em que a operação se encontra, a opção Copiar permite-lhe criar uma nova operação com os mesmos dados. É apresentado o detalhe da operação copiada sendo possível alterar a informação de todos os campos.

A opção Alterar permite-lhe efectuar as alterações que pretender em operações que se encontrem nos estados Introduzida e Pré-Autorizada. Ao confirmar as alterações, a operação fica no estado Alterada. As autorizações já efectuadas deixam de ser válidas, sendo necessário proceder a novas autorizações.

O Reenvio só está disponível para as operações que tenham sido rejeitadas por falta de saldo ou por erro do Banco BPI. A estas operações não é possível fazer qualquer alteração nem mesmo efectuar novas autorizações. Após o reenvio as operações podem ficar no estado Aceite ou Rejeitada.

Através do link Auditoria é possível consultar o histórico da operação, identificando quem interveio sobre ela.

Consultar Histórico
Através desta opção pode consultar o detalhe de todas as operações registadas com data inferior à data actual e efectuar a cópia das mesmas.
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