MANUTENÇÃO

MANUTENÇÃO/DADOS ADESÃO

MANUTENÇÃO/DADOS ADESÃO/CONSULTA UTILIZADORES
Através desta opção é possível visualizar a lista dos utilizadores aderidos ao sistema, e aceder ao detalhe de um utilizador seleccionando o link respectivo (sobre o nome).
No detalhe do utilizador existem as seguintes opções: Alterar, Suspender, Apagar, Activar, Contas s/Acesso, Código Secreto, Nome Acesso e Cartão.

A opção Alterar permite ao Administrador do Sistema (AS) efectuar alterações ao nível do acesso a contas e ao perfil de acesso de qualquer utilizador. Ao pressionar o botão Confirmar é impresso o documento Alterações Adesão Utilizador com os novos dados. Este documento deverá ser assinado e devolvido ao Banco onde os dados serão validados e introduzidos no sistema. Enquanto as alterações não são validadas pelo Banco, o utilizador mantém o perfil antigo.

A opção Suspender permite ao AS bloquear o acesso ao sistema de um utilizador. Esta alteração tem efeitos imediatos, pelo que o utilizador deixa de ter acesso no mesmo instante. Caso esteja a utilizar o serviço nesse momento, quando efectuar uma transacção será apresentada a mensagem: “Acesso Cancelado. Contacte o Administrador do Sistema.”.

A opção Apagar permite ao AS eliminar utilizadores, a Lista de Utilizadores, cujo acesso ao sistema esteja suspenso ou cancelado. Este processo é irreversível, isto é, após apagar um utilizador, para voltar a activá-lo é necessário criá-lo como novo utilizador.

A opção Activar pode ser utilizada em duas situações:
• Quando o acesso do utilizador é suspenso temporariamente pelo AS
• Quando o utilizador cancela o seu acesso ao serviço nomeadamente por erro de Código Secreto ou Coordenada
Caso ocorra a 1ª situação, ao seleccionar o botão Activar, o estado do utilizador passa de Suspenso para Activo e o efeito sobre o utilizador é imediato.
Na 2ª situação, quando os utilizadores são autorizadores ou têm o perfil de Administrador de Sistema é sempre impresso o documento “BPI NET Empresas – Alterações Adesão Utilizador”, onde é solicitado a reactivação do acesso ao serviço, e que deverá ser assinado e devolvido ao Banco. Quando o acesso ao serviço foi cancelado por erro de Código Secreto, o Banco emite novo código e envia-o para o cliente e se o acesso foi cancelado por erro de coordenada, o Banco emite e envia um novo cartão de coordenadas e mantém código secreto utilizado até ao momento.
Quando os utilizadores não são autorizadores nem têm o perfil de Administrador de Sistema, é activado de imediato o acesso e emitido um novo código secreto que deve ser impresso e entregue ao respectivo utilizador.

A opção Contas s/Acesso permite definir quais as contas que determinado utilizador não vai ter acesso no sistema.

A opção Código Secreto permite ao AS efectuar o pedido de emissão de um novo código de acesso, quando um utilizador se esqueceu ou perdeu a password. Para os utilizadores autorizadores ou que tenham o perfil de Administrador de Sistema, é impresso o documento “BPI NET Empresas – Alterações Adesão Utilizador” que deverá ser assinado e devolvido ao Banco para este emitir e enviar ao utilizador um novo código secreto. Após a recepção do novo código e no próximo acesso ao site, deverá altera-lo à imagem do que acontece no 1º acesso ao serviço. Para os utilizadores não autorizadores ou para os que não têm o perfil de Administrador de Sistema, é emitido um novo código secreto que deve ser impresso e entregue ao respectivo utilizador.

A opção Nome Acesso permite imprimir o Nome de Acesso inicial gerado pelo Banco que é sempre válido.

A opção Cartão só está disponível para os utilizadores com perfil de autorizador. O AS depois de seleccionar esse botão deverá indicar o motivo do pedido, que poderá ser um dos seguintes: Roubo, Perda, Extravio, Mau estado, Erro na gravação dos dados ou Engano em 3 tentativas de introdução da coordenada. Ao confirmar o motivo seleccionado, receberá uma mensagem a informar que o utilizador irá receber dentro de dias o novo cartão de coordenadas com o comprovativo que deverá devolver ao Banco BPI devidamente assinado pelos representantes da Empresa. Após a recepção do comprovativo o cartão de coordenadas será activado.
Voltar Índice